quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009: Obituário - Sérgio Viotti



O ator Sérgio Viotti, de 82 anos, morreu no dia 24 de julho de 2009, em São Paulo, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Viotti estava internado no hospital desde o dia 19 de abril.

Sérgio Viotti nasceu na cidade de São Paulo, no dia 14 de março de 1927. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945, planejando inicialmente ingressar na carreira diplomática. Porém a pretensão de trabalhar no Itamarati foi deixada de lado após Viotti passar a frequentar círculos sociais da então capital brasileira frequentados por artistas e músicos. Estreia como ator no ano de 1949, com a peça L'Apollon du Marsac.

No mesmo ano de sua estreia, Viotti passa à fazer teatro de bonecos, adaptando cenas de Shakespeare e apresentando para crianças. Após isso muda-se para Londres, onde se estabelece até o ano de 1958. No período em que morou na capital inglesa, Viotti atuou em diversas áreas: trabalhou na rádio BBC, escreveu críticas de dança e ópera e dirigiu três monólogos no Arts Theater Club.

De volta ao Brasil, inicia sua carreira de ator profissional em 1961 com a peça O Contato, atuação que lhe rendeu o prêmio de ator revelação da Associação Brasileira de Críticos Teatrais. No mesmo ano vê sua primeira peça, Lua Cheia, ser encenada. A partir daí se estabelece como um dos grandes nomes do teatro brasileiro, dirigindo, atuando e escrevendo peças.

Sua carreira na televisão começou no ano de 1986, e desde então não parou de fazer novelas, tendo atuado em diversos sucessos de público como Sinhá Moça, Meu Bem Meu Mal, Os Maias e A Casa das Sete Mulheres. Seu último trabalho na televisão foi em 2007, na novela Duas Caras.

Sérgio Viotti também se mostrou muito profícuo no mundo das letras. Foi crítico de teatro, dança e ópera do Estado de S. Paulo entre os anos de 1969 e 1971. Desempenhou a mesma função no Jornal da Tarde entre os anos de 1976 e 1983. Em 1991 publicou o livro Dulcina - Primeiros Tempos, biografia da atriz Dulcina Morais.


Fonte: O Estado de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário